segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dicas para Gestão de Bares no Brasil - Conclusão do Estudo

Gestão de Bares - Mortalidade e Sobrevivência de Bares no Brasil - Conclusão

Confira a Introdução do Estudo e as Justificativas nos posts anteriores.
O foco do estudo são bares com música ao vivo no Brasil, mais especificamente em Aracaju, Sergipe.
O estudo foi realizado pela Administradora Natália Feitosa.

CONCLUSÃO 

Neste capítulo são apresentadas as respostas para o problema definido no estudo. É verificado se de fato as perguntas foram respondidas e se o objetivo foi alcançado. 


Sugestões para empresários 

Esta seção busca, com o conhecimento adquirido pela pesquisadora durante a pesquisa, apresentar algumas sugestões para empresários que estão enfrentando dificuldades para a sobrevivência no mercado, empreendedores que já tiveram experiências de mortalidade no ramo de bares e pretender retornar com o empreendimento e potenciais empresários no ramo. 

Como foi possível observar ao longo da pesquisa, os empreendedores que se mantém no mercado têm conhecimento sobre o ramo, procuram se capacitar ou se juntam a pessoas com experiência mínima de gestão. Esse é um fator chave que diferencia o empresário que tende a falir e o que tende a sobreviver no mercado. A busca pelo conhecimento tanto de gestão, quanto das mudanças no mercado, seja da concorrência ou do gosto do público, traz um diferencial na tomada de decisão do empresário, deixando-a mais rápida e com maior capacidade de ser a decisão correta para o momento. 

O perfil do empreendimento sofrerá ajustes com o tempo e com o conhecimento sobre o público que frequenta o bar, mas um empreendimento mais enxuto, com uma capacidade de funcionários que consiga lidar com o público, além de bons contatos de funcionários extras que auxiliarão nos momentos de pico, fará com que o empreendimento tenha boas condições financeiras e tenha condições de se tornar mais competitivo. Além disso, é importante se juntar a bons profissionais ou torná-los capacitados através de treinamentos ou pela própria integração e convivência em equipe. 

A localização é um diferencial, por isso é importante a escolha de um bom local antes mesmo de fundar o bar, pensando já em possíveis ampliações, congestionamentos no trânsito, possibilidade de estacionamentos externos, problemas com a acústica e reclamações de vizinhos, entre outros. 

Evitar pular etapas no processo de criação ou buscar consertar as que foram ignoradas também é importante, pois pode trazer problemas no futuro, como foi o caso do [BAR 2], apresentado na pesquisa. 

A implementação de música ao vivo tem poder de aumentar o faturamento, mas se o bar já tiver tradição de ter apenas música mecânica é necessário pesquisar a vontade do público, pois pode acabar fazendo com que perca parte da clientela fidelizada por outros motivos, seja o cardápio, as pessoas do ambiente, o bom atendimento ou até mesmo o próprio fato de ser um local mais calmo, sem excesso de som. 

Em geral a melhor opção é ter conhecimento sobre aquilo que está sendo gerido, tomar decisões somente com base em intuição pode fazer com que o empreendimento acabe não tendo os retornos que o empresário deseja. Portanto, a sugestão é sempre busca tomar decisões baseadas tanto na realidade do próprio empreendimento, quanto à do mercado que está inserido. Essa pesquisa pode ser realizada na internet, em jornais e revistas, em institutos como o SEBRAE, SENAI e outros.

5.1 Respostas sobre a questão de pesquisa

A atual pesquisa teve como objetivo responder ao seguinte problema: quais os principais fatores que levam a mortalidade ou sobrevivência de bares com música ao vivo em Aracaju nos dois primeiros anos de vida? As respostas para as questões específicas definidas para a pesquisa são, principalmente, as listadas abaixo. 

  • O perfil dos empresários apresenta bastantes similaridades, como a existência de sócios, nível mínimo de graduação e experiência prévia de gestão, mas também apresenta algumas diferenças, como a idade e a área cursada durante a graduação, que não tem nada em comum entre elas e foge da área de trabalho atual dos gestores. 

  • Os empreendimentos têm perfis administrativos muito diferentes: - estão localizados em bairros distintos na cidade; - têm nichos de atuação diferentes relativo ao tipo de música do ambiente; - têm capacidades diferentes entre si, chegando ao triplo um do outro. - têm datas de criação distantes entre si, principalmente o [BAR 3], que foi criado há mais de 13 anos. Mas existem também similaridades no perfil administrativo dos empreendimentos como, por exemplo, em relação ao número de funcionários que cada bar tem de nove a quatorze, parte desses funcionários é de extras que são contratados para períodos de picos. O fato de todos terem um dia, no mínimo, direcionado ao Rock mostra também o crescimento do ritmo no estado. 

  • O processo de criação dos empreendimentos se deu a partir da identificação de uma oportunidade no mercado. Todos viram oportunidades nos seus nichos e criaram o empreendimento aproveitando a oportunidade observada, seja pela questão de já ter o local próprio para montar o empreendimento em uma boa localização ou pela inexistência de empreendimento similar. Quando analisada a gestão do empreendimento, observam-se diferentes dificuldades enfrentadas, mas as mais comuns são com questões tributárias ou financeiras. O governo, segundo os empresários, também não tem tanta ação direta nos empreendimentos. Existe algum apoio, como no caso da linha de crédito cedida pelo governo e a presença do SEBRAE, mas não é reconhecido pelos empresários como ligação direta com o governo. 

  • A implementação de música ao vivo nos bares foi muito positiva e, segundo os empresários, dá um maior retorno financeiro ao investimento. Para dois dos empresários o retorno é tão satisfatório que há música ao vivo todos os dias da semana. O tempo de permanência das pessoas no estabelecimento está diretamente ligado ao tempo que o artista está se apresentado. Uma observação importante é que a música ao vivo pode tanto atrair quanto expelir clientes, pois está diretamente ligado ao nível de conhecimento que as pessoas têm do artista que irá tocar no dia. 

  • Os fatores que levam os bares à mortalidade são diversos, mas o principal deles é o amadorismo na gestão - a falta de experiência em gestão que os empresários do ramo costumam ter em Aracaju. Estão inclusos também entre os fatores citados o fato de empresários quererem pular etapas, como a criação do Plano de Negócios ou alvarás de funcionamentos. Questões como a boa localização do empreendimento e uma boa integração e qualidade da equipe de trabalho que atende a clientela também são fatores que, se ausentes, acabam levando o empreendimento à mortalidade.

Considerações finais 


O ramo de bares com música ao vivo cresceu bastante em Aracaju nos últimos anos. Os empresários, entretanto, muitas vezes entram no ramo com pouca ou nenhuma experiência de gestão, principalmente na área do estabelecimento, o que faz com que o empreendimento tenha maior tendência ao declínio.

O mercado ainda demonstra bastante demanda, em alguns nichos é capaz até mesmo de crescer o número de empreendimentos, outros já se mostram mais fechados para a abertura de novos bares, havendo bastante disputa entre os concorrentes.

Entretanto, ao mesmo tempo em que existe espaço em Aracaju para novos empreendimentos, o público, principalmente jovem, é muito sensível a preços. Qualquer variação causa diminuição da demanda em curto prazo.

A rentabilidade de um bar com música ao vivo costuma ser maior do que um bar que não conta com música atualmente, o que faz com que os empresários procurem levar mais apresentações musicais durante a semana. O número de artistas em Sergipe também aumentou consideravelmente, o que facilitou para a rotatividade de artistas nas casas de shows.

O governo apresenta-se bastante distante do ramo, atuando somente para pequenos empreendimentos, com o apoio do SEBRAE, quando procurado e para empreendimentos que tem tudo regularizado com apoio financeiro a baixas taxas. Infelizmente os empreendimentos regularizados são minoria, pois já iniciam no ramo sem a estrutura mínima necessária.

O ramo de bares com música ao vivo, é um ramo rentável, porém bastante trabalhoso. É necessária muita dedicação do empreendedor e do gerente para que seja algo com sucesso duradouro. O público tende a cansar da mesmice dos empreendimentos, por isso é necessário sempre renovar de alguma forma.

Com o pouco material e número de cursos disponíveis para que um potencial empresário na área já entre preparado no ramo, sabendo um pouco mais da realidade do mercado - sobre os consumidores, a concorrência e os processos internos - a tendência é que o ramo ainda continue por um bom tempo instável, com certa abertura de bares, porém com curta duração.

É necessário maior divulgação das linhas de crédito do governo, dos materiais existentes e de uma estruturação mínima para que os bares criem suas estratégias de sobrevivência em períodos de baixa dos estabelecimentos. Mesmo sem essa divulgação, é possível ter sucesso no ramo, como mostram alguns bares com mais de 15 anos no mercado aracajuano.



Estudo feito por Natália Feitosa Santos


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