quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dicas para viagem internacional

Para viagem internacional  Para quem nunca viajou para o exterior, até mesmo pequenas dicas sobre os vôos são importantes.
  Aqui vão algumas dicas que eu observei durante minha viagem e encontrei na internet. Acredito que são úteis de serem vistas até mesmo por quem já fez alguma viagem internacional:


Dicas fundamentais

- Leve um casaco ou blusa para o avião, que geralmente é frio. Ao mesmo tempo, se faz calor no seu local de origem ou em alguma das escalas que você irá fazer, leve uma roupa leve na bagagem de mão com você. Tem aeroportos que o ar condicionado não suporta a quantidade de pessoas e faz MUITO calor.
- Leve alguns remédios básicos – dor de cabeça, enjoo. Se forem de uso contínuo ou grande quantidade é bom levar a receita médica. Cuidado com as regras para líquidos na bagagem de mão (máximo 100ml).
- Antes de sair de casa não se esqueça de verificar se está com todos os documentos na bolsa, e leve também telefones úteis em sua agenda.
- Anote os números dos documentos, cartão de crédito, telefones, etc e guarde em lugar seguro, sem despachar. Também é importante deixar alguém no Brasil avisado sobre seus voos, hotéis e datas.
- Não se esqueça dos seus livros ou outras coisas para distrair. O tempo de espera nos aeroportos costuma ser grande.
- E o mais importante: se não for viagem para América do Sul - em que o passaporte não é necessário - não largue o seu passaporte e cuide dele como se fosse um filho. Pois, se você o perder durante a viagem demorará alguns dias para conseguir um novo com a Embaixada.


Bagagens/Malas

- Não é permitido qualquer tipo de líquido que ultrapasse 100ml na bagagem de mão. Leve a sério esse item, pois no aeroporto de São Paulo eles jogam mesmo o material encontrado na sua bagagem de mão.
- Passageiros viajando em primeira classe e classe intermediária podem despachar duas malas com até 32 Kg - desde que a soma das 3 dimensões (comprimento mais largura mais altura) de cada uma não exceda 158 cm*.
*Regra de bagagem válida para quem embarca para os Estados Unidos, Canadá, países da União Européia, China, Índia, Tailândia, Vietnã, Rússia, Indonésia, Japão, Israel, Egito, Líbano, Angola, Marrocos, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Turquia.
- Não tenho certeza sobre o máximo que pode levar na bagagem de mão, mas eu já levei 2 mochilas e ainda uma bolsinha de mão com lanches.
- Faça o possível para proteger a sua mala com algum plástico externo e ainda cadeado. As malas, em muitos locais, são arremessadas sem dó nem piedade nas esteiras. Além disso, já foi comprovado alguns casos de furtos de objetos. Hoje já existe no aeroporto uma pequena empresa que cobre a mala com plásticos e pode ser facilmente encontrada. Como não é tão barato, se tiver interesse em economizar, faça um "armengue" em casa mesmo.

Dinheiro e moedas

- Não guarde todo o seu dinheiro num mesmo lugar, procure dividir da melhor maneira que você achar. Mas, principalmente, não ande com ele todo para lá e para cá. Tente comprar ou improvisar uma bolsinha para que possa ir escondido uma parte com você e outra com menos dinheiro com melhor acesso. Evite tirar dinheiro de dentro dela em público.
- Mesmo em caso de programas de longa duração, o ideal é levar um valor em dinheiro suficiente para sua viagem inteira. Remessa de valores para o exterior através de transferências bancárias tem tarifas altas e nem sempre compensadoras quando o valor da remessa é pequeno. Sério, pelo Banco do Brasil eu fui fazer um teste de tirar no exterior o equivalente a 5 reais e a taxa de retirada era única e de 12 reais, mas eu não sabia dessas informações.
- Caso você não consiga comprar a moeda do país de destino antes de embarcar, compre dólares americanos ou euros. Você vai poder trocar no aeroporto de chegada. Mas não troque todo o seu dinheiro nessas casas de câmbio, pois eles tem taxam altíssimas. Troque um pouco para que você tenha o suficiente para os primeiros dias, até que você saiba onde trocar por um preço melhor.

Carteira de habilitação

- A carteira de motorista do Brasil permite dirigir no exterior. Mas há detalhes importantes para quem deseja pegar a estrada fora do Brasil. Confira nessa matéria do G1.

Vacina

- A vacina de febre amarela é obrigatória para entrar nos seguintes países: Austrália, Angola, China, Egito, Líbano, Uruguai, Índia, Tailândia, Vietnã, Indonésia e África do Sul.
- Quem tem como destino Peru, Venezuela e Colômbia não precisa ter a vacina para o embarque, mas, como esses lugares são áreas de risco e o Brasil exige vacina de quem vem de locais assim, é preciso tomar para regressar.
- A vacina deve ser ministrada com, no mínimo, dez dias de antecedência do embarque.

Chegada no Aeroporto Internacional

- Quando desembarcar no país de destino, seja paciente. O avião aterrisa, demorará ainda alguns minutos até que todos saiam e você terá que enfrentar, quase sempre, uma boa fila da imigração. Alguns países são rígidos e as autoridades locais poderão te fazer uma série de perguntas, portanto toda calma nesta hora é pouca. Mantenha-se calmo pois são procedimentos normais, quase sempre fazem perguntas em excesso e em alguns casos pedem também para você abrir sua mala.
- Não esqueça: dependendo do país de destino, a única língua usada por você e a pessoa que está te entrevistando será o inglês, então esteja preparado.

Leia mais sobre visto, passagens aéreas e agências no post: Decidindo fazer seu intercâmbio.

Fontes:
http://g1.globo.com/
http://www.passagensaereas.com.br/melhoresopcoesdedinheiro.htm
http://www.bigviagem.com/dicas-para-viagens-internacionais/
http://www.ajanelalaranja.com/2011/03/primeira-viagem-internacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário