sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Copa do Mundo será boa para o Brasil?

A Copa 2014 será boa para o Brasil?
  Muito se fala sobre a Copa do Mundo 2014 que será realizada no Brasil. Há alguns anos, a dúvida era se a Copa seria boa ou ruim para o Brasil. Hoje, vemos com maior facilidade que tanto a Copa 2014 quanto os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 poderão trazer bastante progresso para o nosso país.

  Vamos falar primeiramente do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento), com investimentos de R$958,9 bilhões entre 2011-2014, o PAC-2 tem foco em logística, energia e núcleo sócio-urbano. Com programas como Minha Casa, Minha Vida, Água e Luz para Todos, energia e transportes. Representa um avanço para o país, não?

  A Copa vai muito além dos estádios, primeiramente, vem todo um planejamento para ela. Da parte do Governo veremos investimentos em infra-estrutura, mobilidade urbana, aeroportos, portos, segurança. Da parte privada veremos oportunidades no ramo da construção civil, Tecnologia da Informação e Comunicação(TIC), financiamentos, produtos regionais, indústria criativa, hotéis e serviços de turismo em geral, entre muitos outros.

  Vemos a clara oportunidade do Brasil crescer muito em pouco tempo, injeção de conhecimentos e investimentos, todos os brasileiros irão se beneficiar, dos mais ricos aos mais pobres. A Copa vai agregar ao Brasil 183 bilhões ao PIB até 2019. Gerar empregos e impulsionar as pessoas a estudar, empreender, agregar valor aos seus serviços.

  Teremos então, além do legado físico, o comportamental. Iremos mudar conceitos e hábitos. Aumentar a atividade física entre a população, diminuindo assim riscos à doenças e diminuição na fila dos hospitais públicos. É a chance também de criarmos um legado da imagem do Brasil, imagem de patriotismo, quebrar a imagem de que aqui só tem macacos, samba e mulheres. O Brasil estará em foco para mais de 4 BILHÕES de telespectadores.

  E sabe o ponto negativo que mais pesa? A corrupção que estará envolvida em todos esses investimentos do Governo. Só que, veja bem, muitos brasileiros acabaram colocando a corrupção como costume. Ninguém liga mais? Não, eu realmente não acredito nisso. Eu me importo. Então, da próxima vez que for falar mal da Copa, como vemos no Facebook "não queremos a copa, queremos investimentos em hospitais, educação e segurança" que tal antes se preocupar em diminuir a corrupção do seu país, em vez de ficar parado reclamando? Pois esses grandes eventos esportivos trarão sim, mais educação, mais segurança e mais saúde.

Natália Feitosa
Fontes
www.abceconsultoria.org.br
Workshop Tecnologias da Informação e Comunicação nos Grandes Eventos Esportivos 27/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário