Gestão de Bares no Brasil é um tema pouco difundido, apesar do número de empreendimentos. Por esse motivo - e por existir um mercado tão grande latente de conhecimento - fiz meu Trabalho de Conclusão do Curso de Administração com base nesse tema. Estou publicando aqui em partes, para que possa auxiliar os empreendedores dessa área.
Fatores de Sobrevivência de Bares em Aracaju Sob a Percepção de Empreendedores
Introdução
Em meio à crise deflagrada inicialmente nos Estados Unidos em 2008 e depois na Europa, o Brasil, que não está imune, busca desdobrar-se para manter o PIB em crescimento constante. São com mecanismos preventivos e de auto correção que uma economia pode funcionar estável e ainda crescente mesmo em épocas de crises mundiais. Elevar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda são alguns dos fatores que fazem um país combater uma crise econômica instaurada e, ao menos nesses pontos, o ramo de Bares e Restaurantes, através do grande número de estabelecimentos - cerca de um milhão, superior em 40% os Estados Unidos (AMARO, 2013) -, do potencial turístico, tributário e da criação de novas oportunidades, é capaz de auxiliar.
No Brasil, há três grandes impulsionadores do empreendedorismo: o Governo, os cidadãos dispostos a criar um negócio e os próprios consumidores. O Governo e até mesmo as empresas privadas estimulam o crescimento do mercado, a capacitação dos empreendedores e de toda a mão-de-obra, o crédito para o crescimento, diminuição ou facilidade de impostos - SEBRAE, ABRASEL, SIMPLES Nacional. Os cidadãos, com dinheiro excedente ou não, muitas vezes estão sedentos para serem donos do próprio negócio e disponíveis para abrir um negócio em uma área que independe até mesmo de know-how para a criação - dependendo do tamanho do estabelecimento.
Por último, os consumidores brasileiros estão com mais dinheiro disponível, devido ao crescimento da classe média através da migração da população brasileira vindas das chamadas classe D e E. Mais dinheiro disponível junto a necessidade sempre presente de sociabilidade e o aumento do consumo frequente de bebidas alcóolicas no Brasil (Lenad, 2002), fazem com que o consumidor saia mais, viaje mais e em geral, consuma mais. Essa combinação de fatores faz com que o mercado de Bares e Restaurantes no Brasil tenha se mantido em crescimento constante.
Entretanto, apesar de ser um mercado com crescimento constante, é possível observar muita dificuldade dos bares em sobreviver individualmente no mercado por mais de dois anos. A partir desse momento, é possível observar falências, trocas de donos, permanência de donos com alteração de nomes, branding e layouts e inúmeras outras tentativas de se permanecer no mercado.
Essas dificuldades e necessidades de se manter no mercado são o que o presente estudo se aprofunda, limitando-se em especial ao estudo de bares com música ao vivo, devido à hipótese estabelecida de um crescimento no potencial de sobrevivência, fidelidade e no faturamento dos estabelecimentos.
Este trabalho avalia, sob a ótica do empresário, os principais fatores que influenciam na sobrevivência dos empreendimentos. O estudo está divido em duas partes, onde a primeira trata-se de uma introdução do estudo abordado, seguido pela justificativa, situação problemática e objetivos gerais e específicos. Na segunda parte está a fundamentação teórica onde os estudos se concentram no mercado e gestão de bares e restaurantes no Brasil.
(Próximo item: Justificativa e Objetivos do Estudo)
(Confira a Conclusão do Estudo - Dicas para Gestão de Bares nos Brasil)
Estudo feito por Natália Feitosa Santos
(Confira a Conclusão do Estudo - Dicas para Gestão de Bares nos Brasil)
Estudo feito por Natália Feitosa Santos
Bibliografia desse tópico
AMARO, Mariana. O estilo Ambev de gestão invade os bares. Revista VOCÊ S/A, ed. 182, jan 2013.
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