segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Decidindo fazer o intercâmbio

Dúvidas Intercambio
  Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente. Conhecer um novo país, estar num novo ambiente, conhecendo pessoas e culturas diferentes, vivendo o novo e, o principal: aprender um novo idioma, acumulando conhecimentos e otimizando o seu currículo. Eu vivi essa experiencia e estou aqui para dar algumas dicas para você que está decidindo fazer o seu intercâmbio:

1.Motivo do Intercâmbio
  O primeiro ponto ao se decidir fazer o intercâmbio é saber o real motivo para realizá-lo. Aprender ou praticar uma determinada língua, trabalhar em algo relacionado a sua área de trabalho ou apenas viajar e conhecer gente nova? Afinal, por que você decidiu realizar um intercâmbio?

Uma coisa muito importante que aprendi é que para aprender inglês não é preciso ir para um país de língua nativa em inglês. Ao escolher uma cidade da Ucrânia para fazer meu intercâmbio e viver numa região em que russo é o idioma utilizado, não tive o que reclamar do quanto aperfeiçoei meu inglês e ao mesmo tempo vivenciei uma cultura totalmente diferente da minha.

2.Viajar sozinho ou por agência?
  Com o auxílio da internet, hoje é possível preparar todo o seu intercâmbio apenas pesquisando informações e negociando tudo por você mesmo. Mas vale pensar o quanto você está preparado para isso ou o quanto você tem de experiência em viagens para o exterior e vistos.
As 3 maiores e mais conhecidas agências do Brasil, com certeza sao a STB, CI e IE. Mas ao mesmo tempo, essas agencias tem fama de cobrarem altas taxas. Por isso, se você é estudante universitário e quer viver algo realmente diferente sem gastar tanto, minha dica é conhecer a organização AIESEC.

3. Visto
  Brasileiros não tem muito problema para viajar para o exterior. A grande maioria dos países não cobra visto de brasileiros para viagem de até 90 dias no país. Um site excelente para descobrir o que é necessário para o visto, pois vai depender da duração do seu intercâmbio, é o VisaHQ (em inglês). Aqui mesmo você pode conferir as exigências de visto para brasileiros e a localização das embaixadas no nosso país:

4.Passagens aereas e trens
  Atualmente, existem excelentes sites para pesquisar passagens aéreas por um preço mais em conta, como o Decolar e o Submarino Viagens. Aconselho pesquisar bastante antes de efetuar a comprar. Muitas vezes também, por incrível que pareça, os preços em agências de viagens estão mais em conta do que na própria companhia.
  Se você vai para Europa, a minha dica é: não se limite em procurar apenas passagens para o seu destino final, procure também algum país que faz fronteira ou cidade próxima. O sistema de trem lá é muito eficiente e barato. Uma passagem de trem da Ucrânia para Rússia sai somente 70 reais.

5.Seguro de saude
  O seguro de saúde é obrigatório para a entrada em muitos países, principalmente na Europa que necessita que a assistência tenha cobertura mínima de 30.000 euros. Clicando aqui você poderá ler um texto com algumas informações específicas para entrada na Europa (Itália, Alemanha, Espanha, etc).

  Bom, espero que essas dicas possam ter ajudado um pouco na decisão de realizar o seu intercâmbio e quais passos seguir. Em breve criarei alguns posts para falar um pouco mais de como foi depois que passei por essas etapas, pois sei bem que para quem nunca nem mesmo viajou para o exterior, todo mínimo detalhe gera grandes dúvidas.

Leia mais dicas específicas e fundamentais para a sua primeira viagem internacional, como bagagem, dinheiro, chegada no aeroporto.

Fonte de imagem: http://www.blogabcmicrocamp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário