segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Brasília: novos olhos


  Vale avisar que esse texto está um pouco diferente dos outros, dessa vez não quero indicar locais específicos para visitar, mas passar uma imagem geral de como eu vivi e pude conhecer um pouco do modo de viver dos brasilienses.
Completei 21. Depois de minha família que mora em Brasília muito desejar, finalmente retornei mais de 10 anos depois.

Pessoas

   A imagem que eu tinha de Brasília era um lugar extremamente organizado e boring, algumas pessoas que só querem saber de roubar dinheiro público, as outras - às vezes as mesmas - passando a vida toda para estudar e trabalhar, ser rico e não ter vida. 
  Bem, as coisas são um pouco diferentes. Sim, ainda existe muita gente que está aqui só para roubar dinheiro público ou se dedicar a concursos públicos, afinal não é a toa que a cidade possui o maior produto interno bruto per capita do Brasil mesmo não possuindo grandes industrias. Mas o pessoal vive de um jeito diferente aqui comparado aos - vários- estados que visitei. É bem verdade que eles costumam ser um pouco fechados e não tão receptivos, mas isso só acontece no limite da região do plano, basta um brasilense atravessar a fronteira para serem mais abertos, é uma questão de cultura local que ninguém entende, mas aceita. Saúde em BSB Também são pessoas em geral que se preocupam bastante com a saúde, lotam parques ou até o Eixão que é uma avenida de bastante fluxo durante a semana, mas fechada aos domingos para caminhadas e pedaladas. Faz qualquer lugar com "acesso" ao sol de praia aos finais de semana. 
  Viajam bastante, qualquer oportunidade, carnaval, réveillon  feriados aleatórios. Fazem questão de viajar para outras regiões do país e do mundo. Visitam suas famílias, que muitas vezes estão longe, devido a cidade ser novinha, apenas 53 anos.

História e Arquitetura

Visitar Brasília  Ah, a história da cidade é bastante bela, dá para se perder bastante nos museus aqui, todos muito cuidados, com atenção aos mínimos detalhes. Cidade nova que faz você voltar um pouquinho na história e pensar como tudo mudou em apenas meio século. E a arquitetura? Magnífica. Belo Oscar Niemeyer que junto com o urbanista Lúcio Costa planejou tudinho e os candangos que aqui vieram e transformaram tudo em realidade. Vale lembrar que a cidade é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico.


Organização

  E por falar em bem planejado, a cidade é incrivelmente organizada. É, realmente é meio boring saber que é tudo muito parecido. Que você vai ver quadras muito similares. Que os endereços são todos por números e que você nunca vai se perder desde que o tenha. Mas como facilita  a vida esses setores. Tem setor para tudo, tudo que você puder imaginar e um pouco mais. Tem setor de comércio geral, hotelaria, de clubes, de farmácias, de supermercados, de feiras camêlos e, junto com uma amiga, chegamos a conclusão que tem setor até de pichação HAHAHA, sério, a W3 é uma via com muito comércio e também uma das poucas que possuem casas e não apartamentos e é bastante pichada, mas ali se concentra a maior parte disso. Tem setor até se você quiser ser meio erradinho, está vendo?.

Preços, Saídas e Party Hard

   Como tudo é bem organizado, dá para achar fácil bons locais para visitar. Mas prepare o bolso se quiser ir para um barzinho ou para uma balada, pois os drinks costumam ser muito acima da média de outros estados, quase 100% a mais. A não ser que você opte pela boa e velha cervejinha, que mantem na faixa, tem algumas até mais baratas. A mais pedida aqui é a "Original".
   Sobre os preços, bom, em geral costumam estar entre na média ou caros, muito caros. Tem que saber quais locais visitar, procure saber mais com uma pessoa local, você pode encontrá-los no Couchsurfing ou no próprio hotel ou albergue que você esteja.
   Após a reforma no estádio nacional está tendo muitos shows internacionais, é uma boa pedida também. Além dos shows nacionais de bandas famosas que tem frequentemente nos estádios e nos clubes, é só ficar de olho na internet para preparar a viagem já que a rodoviária e o aeroporto foram reformados e ampliados recentemente, principalmente por causa da Copa.

Boa viagem e deixe seu recado aí também para aqueles que querem conhecer a Capital Federal! :)



Fonte
Wikipedia - Lista de Patrimônios Mundiais. Unesco. Página visitada em 6 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário