sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Fatores de Sobrevivência de Bares em Aracaju - Justificativa e Objetivos

Gestão de Bares no Brasil é um tema pouco difundido, apesar do número de empreendimentos. Por esse motivo - e por existir um mercado tão grande latente de conhecimento - fiz meu Trabalho de Conclusão do Curso de Administração com base nesse tema. Estou publicando aqui em partes, para que possa auxiliar os empreendedores dessa área.



A Introdução você pode encontrar aqui: Gestão de Bares - Introdução


1.1 Justificativa


Essa pesquisa busca identificar fatores que impulsionam a mortalidade ou sobrevivência de bares com música ao vivo em Aracaju. Segundo o relatório de Julho de 2013 sobre a Sobrevivência das Empresas no Brasil realizado pelo SEBRAE, a taxa de sobrevivência de empresas de dois anos do setor de serviços para empresas constituídas em 2007 no Nordeste é de 62,9%, consequentemente 37,1% delas fecham nos primeiros dois anos e esse número é ainda mais elevado quando considerado apenas bares e restaurantes. Segundo Brandão (2004), investir em música ao vivo é uma estratégia que traz até 50% de aumento de público aos estabelecimentos. 


A atual pesquisa justifica-se ao apresentar a realidade de três bares com mais de dois anos no mercado aracajuano e entregar aos novos empreendedores pontos-chave de atenção a se ter com o empreendimento. O estudo é viável, pois será realizado com atuais proprietários através do contato com a ABRASEL/SE, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Sergipe e da participação em uma agenda eletrônica cultural, que envolve o atual contato com cerca de vinte bares localizados em Aracaju.

Os resultados da análise têm capacidade de trazer benefícios de diferenciação através do alcance à informação por parte dos empresários, já que, apesar do crescente número de estabelecimentos, estudos diretos sobre esse tema foram encontrados, porém com dificuldade de acesso aos conteúdos. Os empresários terão uma análise local contraposta a dados nacionais e internacionais, dando-lhes a possibilidade de identificar pontos fracos que, se forem bem trabalhados, poderão fazer o empreendimento adquirir vantagem competitiva, podendo se manter mais tempo no mercado, gerar mais empregos e manter altos níveis de satisfação do púbico.

1.2 Problema de Pesquisa

O mercado está cada vez mais competitivo, as organizações têm sempre que pensar a frente, observar tanto o que o público quer, como influenciar e criar novas necessidades. Em Aracaju, seguindo a necessidade de lazer do público, foram criados vários novos bares e casas noturnas nos últimos anos, muitos deles seguindo a tendência de ter apresentações musicais em conjunto com os itens do cardápio na tentativa de trazer mais público, mantê-los por maior tempo em consumo e até mesmo trazer uma melhor experiência. Mas em um mercado tão versátil como esse, busca-se estudar como os novos bares se mantêm e o que os diferenciam dos bares que fecham. Com isso essa pesquisa busca mostrar: Quais os principais fatores que influenciam na sobrevivência de bares com música ao vivo em Aracaju nos dois primeiros anos de vida?

1.3 Objetivos

Visando facilitar a compreensão do problema de pesquisa proposto, foram definidos alguns objetivos para o estudo, aqui representados pelos objetivos gerais e  específicos.

1.3.1 Objetivo Geral

Identificar os principais fatores que influenciam na mortalidade ou sobrevivência de bares com música ao vivo em Aracaju.

1.3.2 Objetivos Específicos

a) Identificar o perfil dos empresários de bares com música ao vivo em Aracaju.

b) Identificar o perfil administrativo dos empreendimentos.

c) Analisar o processo de criação e gestão dos empreendimentos pesquisados.

d) Analisar os resultados da implantação de música ao vivo nos bares.

e) Observar os fatores que levam os bares à mortalidade.


(Item anterior: Introdução ao Estudo de Gestão de Bares)
(Confira a Conclusão do Estudo - Dicas para Gestão de Bares nos Brasil)

Estudo feito por Natália Feitosa Santos



Bibliografia desse tópico

BRANDÃO, Davi. Diário do Comércio & Indústria, 2004.
Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/printer.asp?cd_noticia=3632>. 
Acesso em: 29 de nov. de 2013.

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